>
A princípio, você irá conhecer neste artigo o novo aplicativo da carteira de identidade digital.
Então, este aplicativo reúne todos os documentos do usuário em um só lugar, como RG, CPF, certidão de nascimento e afins.
Ainda assim, você pode ter acesso a carteira de identidade digital baixando pelas lojas como a Play Store e a Apple Store.
Agora, aqui iremos esclarecer todas as suas dúvidas sobre este app incrível, como o seu funcionamento e quem são seus usuários.
Além disso, também vai mostrar todos seus benefícios, vantagens e pontos positivos de usar os seus documentos digitalmente.
Atualmente, o Brasil é um grande consumidor de produtos e recursos digitais, para facilitar o dia-a-dia dos brasileiros.
Nesse sentindo, o governo federal desenvolveu esse aplicativo, visando centralizar os documentos dos cidadãos em um só lugar.
Primordialmente, a carteira de identidade digital é uma plataforma que comporta todos os documentos do cidadão.
Ainda mais, os usuários desse recurso possuem um QR code que gera uma autenticação dos documentos, evitando fraudes.
Por outro lado, a identidade digital ainda não substitui por completo os documentos originais, pois algumas instituições ainda os solicitam separadamente.
Então, o aplicativo não deixa de ser uma ótima ideia, pois seus usuários não necessitam carregar consigo todos os documentos em papel.
Antes de mais nada, para ter acesso a todos os recursos da identidade digital, é preciso que você faça o download do aplicativo.
Sendo assim, ele se encontra disponível nas lojas digitais como a Play Store para Android e Apple Store para IOS.
Em seguida, após baixar o aplicativo, você deve realizar o seu cadastro biométrico ou criar uma senha contendo 6 dígitos.
Logo após o cadastro, será preciso ir a um ponto de atendimento mais próximo de você para coletar seus dados biométricos e uma foto.
Porém, caso você já tenha coletado os dados biométricos e a foto anteriormente, não precisará fazer isso novamente.
Nesse sentindo, todo o procedimento acima for realizado, será gerado o DNI, uma numeração contendo 9 dígitos.
Igualmente, todos os cidadãos Brasileiros que possuem a cédula de identidade impressa podem usar o aplicativo.
Nesse sentido, tanto o download quanto o cadastro no aplicativo é feito de uma forma fácil e muito intuitiva, basta possuir o RG em mãos.
Recentemente, a nova identidade digital começou a ficar disponível em várias áreas por todo país, porém há ainda lugares sem acesso.
Sendo assim, verifique a disponibilidade da identidade digital na região e se sua célula impressa possui o QR Code.
Logo que você verificar a disponibilidade, deverá realizar um cadastro biométrico na justiça eleitoral de sua cidade.
Em seguida, realize o download do aplicativo em seu celular, realizando assim um pré-cadastro solicitando o seu RG digital.
Após realizado os procedimentos acima, compareça a um posto de atendimento mais próximo a você sendo indicado pelo aplicativo.
Então, já no posto de atendimento, ocorrerá a validação de todos os seus dados biométricos através de uma análise digital.
Contudo, após a confirmação de todos esses documentos, já será possível emitir o documento digital através do aplicativo.
Antes que você comece a se perguntar se sua região já possui a identidade digital, preparamos uma lista para você.
Então, confira abaixo os estados que já aderiram à modalidade da identidade digital e veja se você está em um deles.
São eles: São Paulo, Acre, Distrito Federal ,Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.
Primordialmente, a identidade digital além de ser prática, também traz muito mais segurança aos seus dados e documentos.
Nesse sentido, suas informações irão contar com um sistema de criptografia, além do QR code gerado todas as vezes que houver o acesso.
Com isso, essa solução está anulando quase todos os riscos de fraudes bancárias e também diminui consideravelmente o tempo de emissão do documento.
Em suma, espera-se que a identidade digital seja da mesma forma que sempre usamos nossas cédulas de identidades impressas.
Além de não ocupar espaço em seus bolsos, esta forma digital de documentação agiliza a realização de cadastros em diversos lugares.
Além disso, este novo documento digital também poderá ser usado nas votações eleitorais nacionais e municipais, sem a necessidade de apresentar o título físico.
Do mesmo modo, também será muito mais rápido para solucionar problemas de extravio ou perda de documentos.
Bem como para soluções simples, o aplicativo também será útil para realização de viagens no território brasileiro ou Mercosul.
Assim, o processo de check-in nas viagens será muito mais rápido, prático e seguro, levando em conta o baixo risco de fraude.
Por fim, este documento digital não corre o risco de degradação física, pois é um meio eletrônico e que cabe no seu bolso.